Sou apaixonada pela Ásia e pela cozinha asiática. Por isso mesmo, os restaurantes onde posso experimentar comida asiática de vários sítios são um must para mim, pois porquê limitarmo-nos quando há tanta coisa boa…
Por isso mesmo, quando vi que abriu o Soão, aqui mesmo perto de mim, fiquei mega entusiasmada: têm um menú super completo, que inclui sushi, comida cantonesa, tailandesa, do Taiwan e por aí fora. Além disso, assim que abri o Zomato para espreitar deparei-me logo com umas fotos daquelas de deixar água na boca e portanto, tivemos de ir experimentar.
O espaço tem uma decoração que nos transporta imediatamente para a Ásia e nota-se que tudo foi pensado em promenor, afinal de contas a par com a cozinha está um conceito muito interessante que só com um ambiente assim seria possível. O piso superior é lindíssimo, com um aquário e um balcão onde se pode comer em frente ao chef, enquanto este cozinha, mas a nossa mesa ficava no andar de baixo, por isso foi para onde nos dirigimos. Este ambiente surpreendeu-me imenso, pois neste piso as mesas são como pequenos “gabinetes” fechados, onde se pode comer com toda a privacidade e tranquilidade num espaço pouco iluminado mas muito agradável.
Como o restaurante estava cheio não me senti muito à vontade para tirar fotos ao espaço, mas se ficaram curiosos espreitem as fotos no perfil do Zomato. Believe me, it’s worth it!
Quanto à comida, que é o que realmente importa, decidimos pedir algumas coisas diferentes e partilhá-las, para podermos experimentar algumas coisas.
Começamos por pedir dakgangjeong (e não, não carreguei numa série de teclas à toa), que é como quem diz asas de frango com molho coreano e sementes de sésamo. Gostei imenso! O molho é muito bom e, apesar de fazer menção no menú, não são demasiado picantes, o que pelo menos para mim costuma ser um ponto a favor.
Além disso, também pedimos uma sopa característica da Tailândia, a Tom Yun Gai. Esta é basicamente um caldo muito parecido com um que comi quando viajei para a Tailândia, que penso eu que leva leite de cocô. Neste caso, este levava também erva príncipe, lima kaffir,chilli, cogumelos e gambas (também há com frango).
O sabor das folhas de lima kaffir é o que se destaca neste prato e, meu deus, como sabe a Tailândia! É um sabor mesmo muito característico e apesar de nem toda a gente gostar, dá um toque muito autêntico a esta sopa.
A coisa que menos gostei desta refeição foi o Bao que pedi, de porco desfiado com molho de feijão preto, coentros, pepino e amendoim. Para quem não sabe, baos são uma espécie de pãezinhos de massa fofa recheados. Apesar de costumar adorar, a combinação de sabores deste Bao deixou muito a desejar e posso dizer que não gostei mesmo, assim como as restantes pessoas que provaram também não gostaram.
Além disso, pelo preço dele já comi noutros sítios a mesma coisa (com recheio diferente, tho) mas por menos dinheiro e com o dobro da quantidade.
Provámos também o Pad Thai, outro prato característicamente tailandês e provavelmente o mais conhecido. Foi outra das coisas que comi várias vezes na Tailândia, tanto que acho que ou enjoei um pouco ou descobri outras comidas de que gostei ainda mais, pelo que apesar de estar muito bom não me chamou especialmente à atenção. Pedimos o Gai, com camarão, sendo que a base são os noodles de massa de arroz com ovo, rebentos de soja e amendoim.
Como também queriamos provar algo com carne, pedimos Galbijjin. apesar de nos terem recomendado a Robata, informaram-nos depois que só serviam este prato no andar de cima, especificamente ao balcão. Optamos por isso por experimentar a costela de vaca marinada e cozida em baixa temperatura, que estava óptima!
Uma das razões por que mais gostei foi sentir na carne o sabor muito característico do óleo de sésamo, que pessoalmente é das minhas coisas favoritas da cozinha asiática. Dá um sabor muito próprio à comida e neste prato resultou mesmo muito, muito bem.
Finalmente, depois de todos estes pratos chegamos às sobremesas. Experimentámos o gelado de lemongrass, gengibre e mangericão, que era super fresco e agradável, e o arroz glutinoso com manga e leite de côco. Esta é outra coisa maravilhosa que provei na Tailândia e da qual fiquei super fã, mas confesso que fiquei um bocadinho desiludida com esta sobremesa. Não é que não estivesse bom, porque estava, mas no prato veio uma quantidade mínima de arroz, o que fez com que mal desse para saborear esta combinação.
No final de contas, para experimentar uma variedade de coisas este não é um restaurante propriamente acessível, mas é uma experiência gastronómica muito interessante para quem gosta de comida asiática fazer, por exemplo, em grupo.
E vocês, que acharam de tudo isto? São fãs de comida asiática ou não é a vossa praia?
Não se esqueçam de me seguir nas redes sociais:
Facebook ♡ Instagram ♡ Pinterest ♡ Zomato
10 Comments
A comida asiática deixa-me sempre deliciada por isso, ótima sugestão minha querida! 🙂
Beijinho
Eu pelo menos gostei imenso e o espaço é giríssimo! 😍 Beijooo
Eu sou! Gosto imenso de comida asiática. 😀 Esta comidinha tem excelente aspeto!
Somos duas então! 😍🍱 Beijooo
Adorei o post super bem conseguido! E para não dizer que a comida tem óptimo aspeto 😘
Muito obrigada, fofinha! A comida bem que merece hehe 😘 Beijooo
Que inveja! Tenho pena que não apostem neste tipo de espaços no Norte do país, principalmente no interior, e de não poder usufruir deles, ficando apenas com água na boca. Sou fã de comida asiática, tailandesa para mim é aquele top e que sinto imensas saudades. Queria voltar a reviver os momentos na Tailândia através dos sabores, voltar a comer noodles de arroz, o pad thai, as sopas picantes… Mas obrigada pela partilha destes espaços, quem sabe se numa ida à capital não me decido por lá comer!
Beijinhos
Travel, Tips & Lifestyle
Imagino que fora das grandes cidades não seja muito fácil encontrar assim restaurantes deste tipo 😞 Quando cá vieres há certamente alguns sítios que podes visitar para recordar a Tailândia! Tens o Ori (no Centro Comercial Colombo),a Sala Thai (Alvalade), o Soi (Cais do Sodré) ou mesmo este, o Soão! Beijooo
Tem muito bom aspecto a comida, fiquei curiosa 🙂
Blog – Maria Rita
> Follow my blog in Bloglovin
É não é? A apresentação dos pratos é muito bem feita e a comida em si também é muito boa! Beijooo