Há algum tempo, fui convidada pela Pastelaria Batalha para conhecer o espaço e provar o seu menú de brunch. Apesar de já ter ouvido falar desta pastelaria pelo instagram nunca lá tinha ido e fiquei bastante curiosa.
O espaço localiza-se no Chiado, junto ao Largo de Camões, e fica numa espécie de cave, visto que assim que se entra se descem umas escadinhas. É pena, pois o espaço beneficiava muito de ter luz natural e, por exemplo, uma esplanada. Ainda assim, é agradável e tem uma decoração muito gira com móveis vintage pintados em cores pastel. Nota-se que foi decorada e pensada com cuidado, desde o chão ao mobiliário.
Á entrada podem ver uma grande vitrine, repleta de bolos. Estes incluem alguns bolos conventuais e típicos portugueses premiados, algo por que a Pastelaria Batalha também é conhecida.
No menú encontram uma grande variedade de pastelaria e cafetaria, assim como alguns menús que combinam ambas as coisas. Mesmo com uma grande diversidade de opções, escolher foi fácil pois o convite que nos foi feito era para experimentar o menú de brunch e foi isso mesmo que pedimos.
Este menú “Brunch Batalha” (9,5€) é composto por: sumo natural, ovos mexidos com bacon, uma fatia de pão, pastel de nada e uma bebida quente. Faltava-nos, portanto, escolher apenas os sumos e a bebida quente.
Para beber, optámos pelo sumo de manga laranja e pelo de morango e framboesa. Enquanto o primeiro era um sumo espesso e cheio de sabor, achei o de framboesa muito aguado e com pouco sabor, infelizmente. Por isso, em caso de escolha, optem pelo de manga-laranja ou mesmo por um sumo de laranja natural.
Os sumos foram bebidos com uma dose bem generosa de ovos mexidos, acompanhados de bacon. Achei que o bacon estava um pouco tostado demais (para o meu gosto pessoal) mas não deixava de estar bom. Destaque, bem merecido, para a fatia de pão, de um Pão Saloio já premiado desta pastelaria. Estava estaladiço e acompanhava os ovos na perfeição.
Para terminar, pedimos as nossas bebidas quentes. Bebi um capuccino, que estava lindo como podem ver na foto. Vem coberto de chocolate em pó, portanto cuidado com os bigodes no final hehe. Além disso pedimos um latte, que foi bebido tão rápido que não teve direito a foto.
Comemos também os nossos pastéis de nata. Os prémios que ganharam, como a medalha de bronze de Melhor Pastel de Nata de Lisboa, são bem merecidos – são cremosos, doces qb e com a massa folhada bem estaladiça. Têm um óptimo equilibrio entre o salgado da massa e o doce do creme, que faz com que não sejam nem um pouco enjoativos.
Só não foram os melhores que comemos nesse dia porque, em seguida, participámos no workshop de Pastel de nata que é dado na pastelaria. Tenho de confessar que acabados de sair do forno e feitos por nós têm um sabor especial. Mas sobre isso, conto-vos tudo num próximo post.
Muito obrigada à Pastelaria Batalha pelo convite e por nos receber!
Não se esqueçam de me seguir nas redes sociais:
2 Comments
Também participámos no workshop e adorámos. No entanto, para nós, esse brunch é um pouco carote para o que é servido. Ainda assim, têm oportunidade de provar os melhores pastéis de nata, não é nada mau, não!
Verdade, é um brunch bastante simples, ainda que tenha tudo bastante qualidade. A melhor parte são sem dúvida os pastéis! 🤤 🤤